Dúvidas Frequentes

Curso, grade curricular e carga horária semanal

Para obter maiores informações quanto ao curso, grade curricular, desenvolvimento de projeto e a carga horária semanal, o aluno deverá entrar em contato com a Coordenação do PICME na Instituição escolhida.

Para consultar a lista de contato dos Coordenadores clique aqui.

Certificado PICME

Para solicitar o certificado de participação no PICME o aluno deve encaminhar e-mail ao Coordenador do Programa, que deverá providenciar o certificado.

Para consultar a lista de contato dos Coordenadores clique aqui.

Diferenças entre PICME e PIC-Jr

No PICME as vagas são limitadas (atualmente 650 no Brasil) e a participação não é assegurada a todos os medalhistas.

O PICME não é um curso, é um programa acadêmico que pode diferir bastante de instituição para instituição. Ele é oferecido pelos Programas de Pós-Graduação em Matemática e/ou Matemática Aplicada recomendados pela CAPES. Atualmente são cerca de 40 instituições que possuem programas de pós-graduação e, portanto oferecem programa PICME.

São os programas de pós-graduação os responsáveis pelo PICME. A OBMEP apenas se responsabiliza pelas pré-inscrições e distribui as bolsas entre os programas.

Os programas de pós-graduação definem a estrutura, o funcionamento, a programação acadêmica e o perfil dos candidatos que potencialmente serão aceitos, e os requisitos para concessão e manutenção das bolsas.

Os programas de pós-graduação também são responsáveis por indicar os orientadores, que devem ser credenciados como Orientadores de Iniciação Cientifica.