LEIA ATENTAMENTE AS INFORMAÇÕES ABAIXO ANTES DE SE PRÉ-INSCREVER.

Como funciona o PICME?

É preciso saber que o PICME é bem diferente do PIC-Jr

  • A participação no PICME não é automática para todos os candidatos. São selecionados anualmente cerca de 300 novos participantes no Brasil.

  • As atividades são todas presenciais.

  • O PICME é oferecido pelos Programas de Pós Graduação em Matemática ou Matemática Aplicada. Apenas instituições com mestrado acadêmico na área são credenciadas a participar do PICME.

Quais Universidades participam?

O PICME é ofertado por todos os Programas de Pós-Graduação Acadêmicos na área de Matemática recomendados pela CAPES. Não é necessário ser aluno de uma instituição participante, você pode se candidatar a qualquer um deles. Escolha, de acordo com a sua preferência e/ou proximidade, dentre as instituições e programas listados AQUI. No entanto, o PICME é presencial e, portanto você deve fazer uma opção cuidadosa do programa, que vai determinar se tem condições de atendê-lo ou não.


Quais os pré-requisitos para se candidatar à Iniciação Científica do PICME?

1. Estar regularmente matriculado e cursando nível superior em qualquer área em instituições públicas ou privadas.

2. Ter recebido medalha (ouro, prata ou bronze) na OBMEP e/ou OBM, em pelo menos uma de suas edições.

3. Estar em condições de acompanhar as atividades (que são presenciais).


E o que eu preciso fazer para me candidatar ? (Pré-Inscrições)

Se você é medalhista da OBMEP ou da OBM, em pelo menos uma de suas edições, e estará matriculado no ensino superior em 2018, mesmo que somente a partir do 2º semestre, faça sua pré-inscrição através deste site no período de 30 de janeiro a 04 de abril de 2018.

Se você estiver fazendo graduação em Matemática ou tiver obtido pelo menos 4 medalhas e quiser iniciar o PICME em março de 2018, faça sua pré-inscrição até 26 de fevereiro de 2018.

Após o término do período de inscrições, seus dados serão verificados pela OBMEP e sua pré-inscrição analisada pela Coordenação do PICME da Instituição de sua escolha.

Caso sua candidatura seja considerada viável pela Instituição escolhida, sua inscrição no processo seletivo será aceita. Caso seja selecionado, você poderá participar do Programa de Iniciação Científica e receberá a bolsa do CNPq.

A Coordenação do PICME escolhido por você fará contato (e-mail ou telefone) com maiores informações sobre o programa e o processo seletivo.

Informamos que para ser indicado à bolsa, você deverá obrigatoriamente estar cadastrado no CNPq, Plataforma Lattes e possuir conta corrente individual no Banco do Brasil.


Para informações sobre o cadastramento do Currículo Lattes acesse http://picme.obmep.org.br/index/lattes

Quando tem início o PICME?

A entrada regular no PICME ocorrerá em agosto de 2018, para participantes que estejam cursando pelo menos o 2º período do ensino superior. Candidatos selecionados cursando Matemática e candidatos que obtiveram pelo menos 4 medalhas, poderão ter sua entrada antecipada para março de 2018. Portanto é importante fazer sua pré-inscrição o mais cedo possível.

Se você ingressar na universidade apenas no 2º semestre de 2018, também deverá fazer sua pré-inscrição agora, no entanto você só deverá ser chamado ao PICME no início de 2019.


Para ajudá-lo, preparamos um calendário resumido com as datas e etapas importantes do processo de 2018.

30 de janeiro a 04 de abril Período de Pré-Inscrições no PICME
Até 26 de fevereiro Data limite para pré-inscrição antecipada no PICME
1º de março Início do PICME para alunos de Matemática e Multimedalhistas ingressantes em 2018-1 e alunos em geral com ingresso anterior.
1° de agosto Inicio PICME para alunos que ingressaram no ensino superior até 2018-1
Inscreva-se »