Sobre o Lattes

Cadastro do Currículo Lattes

Para cadastrar o currículo na Plataforma Lattes, acessar o site do CNPq http://lattes.cnpq.br/, em "Currículo Lattes", clicar no link "Cadastrar Novo Currículo" e seguir as instruções na tela.

Seguir as seguintes etapas antes de finalizar:

1. Certifique-se de que as informações do currículo estão corretas;

2. Leia a declaração no final da impressão do currículo;

3. Registre sua concordância com o termo da declaração;

4. Clique no botão “Enviar ao CNPq” no final da página.

Ao terminar (antes de sair) clicar em enviar e confirmar.


Seu currículo lattes poderá ser acessado conforme modelo de link exibido abaixo em “Endereço para acessar este CV”.




Para maiores informações sobre o Currículo Lattes acesse http://ajuda.cnpq.br/index.php/P%C3%A1gina_principal



Solicitação de Nova Senha

Existem duas opções para solicitar nova senha em caso de esquecimento para acesso à Plataforma Lattes:

1. O aluno deverá enviar um e-mail para suporte-senha@cnpq.br solicitando uma nova senha informando os seguintes dados:

- Nome completo;
- CPF;
- Filiação;
- Data de Nascimento;
- RG;
- E-mails;

A nova senha será fornecida e deverá ser utilizada para acessar a Plataforma Carlos Chagas para correção dos dados.

2. Acessar o site Plataforma Lattes http://lattes.cnpq.br/, no link “Cadastrar Novo Currículo”. O aluno encontrará a opção para solicitar nova senha, em caso de esquecimento.

Alteração do e-mail na Plataforma Lattes

Par alterar o e-mail na Plataforma Lattes, o aluno deverá acessar o site da Plataforma Carlos Chagas http://lattes.cnpq.br/ e efetuar a correção.

Lembrando que o aluno deverá salvar corretamente o currículo no final da edição.


Alteração de Dados Bancários para recebimento de Bolsa

A aceitação da bolsa, assim como qualquer alteração nos dados deve ser feita sempre antes do dia 15 do mês corrente, prazo para fechamento da folha.

Para alterar os dados bancários, o próprio bolsista deverá:

1. Acessar a página da Plataforma Carlos Chagas: http://carloschagas.cnpq.br/

2. Clicar na opção "outros bolsistas";

3. Escolher o item "gerenciamento de sua bolsa";

4. Clicar em "dados bancários".


Indicação da Bolsa PICME

A indicação de bolsas é feita diretamente pelo Coordenador do Programa PICME na Plataforma Carlos Chagas (CNPq). Para ser indicado, o currículo Lattes do candidato selecionado deve estar liberado.

Ao ser indicado, o aluno receberá um e-mail automático do CNPq informando o número do processo e o link para assinatura eletrônica do termo de compromisso.


Orientações para o aceite do termo de compromisso no CNPq

Para realizar o aceite do Termo de Compromisso do CNPq deverão ser fornecidos os dados bancários: agência e conta corrente no Banco do Brasil (não serão aceitos conta poupança e nem conta conjunta). A conta corrente deve estar no nome e CPF do aluno.

Não possuindo o número da conta, o aluno poderá fornecer somente o número da agência, e atualizar os dados posteriormente (vide o tópico "Alteração de Dados Bancários para recebimento de Bolsa").

O termo de compromisso deverá ser aceito impreterivelmente até o dia 15 do mês em vigência para recebimento da bolsa no mês subsequente, não havendo possibilidade para pagamento retroativo, caso o aluno não faça o aceite no tempo estimado.

Caso haja troca dos dados bancários no site da Plataforma Carlos Chagas, o pagamento será normalizado automaticamente.

É vedado acumular bolsa com outras do CNPq ou de quaisquer agências nacionais ou internacionais (com exceção de auxílio para alunos carentes), ou com outro vínculo empregatício, incluindo estágios, conforme especificado no site do CNPq: ( http://www.cnpq.br/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/100352).


Pagamento da Bolsa de Iniciação Científica - CNPq

O pagamento ao bolsista de Iniciação Científica é processado mensalmente, obedecendo ao cronograma estabelecido pelo CNPq, efetuado sempre até o 5º dia útil do mês seguinte, no valor atual de R$ 400,00 (quatrocentos reais). Os valores das mensalidades são fixados pelo CNPq em norma específica.

O pagamento é efetuado diretamente ao bolsista em bancos e agências acordadas com o CNPq e o crédito em conta bancária é feito no mês subsequente ao de competência.

O CNPq não realizará pagamento retroativo de mensalidade.

Caso a primeira mensalidade não seja paga em conta corrente, o pagamento será feito contra recibo em qualquer agência (o aluno deverá ir ao caixa do banco para receber), sendo realizado somente uma única vez. A partir da segunda mensalidade, os dados bancários deverão estar preenchidos corretamente.

Havendo qualquer tipo de problema referente à bolsa, o aluno deverá primeiramente entrar em contato com o Coordenador do PICME de seu programa ou com a Coordenação Nacional, enviando e-mail para picme@obmep.org.br, informando nome completo, CPF e o programa PICME.