Prezado (a) Bolsista do PICME,

Durante o ano 2013 foi desenvolvido o PIC 2012 à distância. 25 alunos do PICME atuaram como tutores desse programa e 81 alunos participaram inicialmente. Houve alunos que se sentiram incomodados no primeiro momento, mas logo se adaptaram a nova situação e desenvolveram muito bem as atividades. Detectamos estreita relação entre o engajamento e rendimento do aluno e a dedicação do tutor.

Houve alguns inconvenientes, a maioria deles gerada pela precariedade da conexão á internet em algumas regiões, esperamos poder minimizá-los no futuro.

No ano de 2013 foram premiados 6.000 alunos de escolas públicas na OBMEP, em 2012 foram 4.500.

Isto significa um grande aumento no número de bolsistas para o PIC-2013, que começará no início de abril de 2014. Esta ampliação não ocorre somente nos grandes centros urbanos, mas envolve também bolsistas de regiões bastante remotas, que têm grandes dificuldades em acessar os pólos para os encontros presenciais. Assim sendo, estamos implantando novamente no PIC 2013 uma alternativa de participação virtual, experiência realizada pela primeira vez no PIC 2012. Além da participação no Fórum (Hotel de Hilbert) esses bolsistas terão reuniões virtuais com tutores, via Skype ou outra forma de contato virtual.

Nesses encontros, com frequência prevista semanal de 2 horas, serão discutidas dúvidas sobre os assuntos expostos nas apostilas e soluções de exercícios.

Este é um convite para que você se engaje no esforço de oferecer um programa de Iniciação Científica cada vez melhor, procurando atender os bolsistas da melhor maneira possível. A OBMEP envia, no final do período, uma declaração ao tutor sobre a sua participação no programa.

Estamos selecionando voluntários para atuarem com tutores virtuais no PIC-2013, com o compromisso de atender até 3 bolsistas semanalmente. A idéia é que os encontros sejam simultâneos com os, até no máximo, 3 bolsistas, de modo que se formem pequenos grupos de estudos. Por outra parte o tutor terá que preencher uma “caderneta” virtual, constante no site da OBMEP, onde conste a data do encontro, os temas desenvolvidos e a presença dos alunos, todos eles itens importantes para a coordenação do PIC a distancia detectar problemas de comunicação. Haverá 3 avaliações dos alunos, cujo conteúdo será os dos encontros 1 a 3, do 4 ao 6, e do 7 ao 9, respectivamente. A correção dessas avaliações fica a cargo da coordenação. O planejamento do PIC 2013 já esta pronto e será enviado oportunamente aos alunos do PICME que aceitem ser tutores.

Sabemos que as múltiplas atividades de vocês fazem com que nem sempre tenham o tempo disponível que gostariam para esta atividade de tutoria, então você pode se candidatar a ser tutor de uma turma virtual em algum dos 3 períodos determinados pelas avaliações.

Caso você deseje contribuir envie (até, no máximo, 14 de fevereiro de 2014), uma mensagem dizendo sobre o seu interesse, seu nome completo, a Universidade em que estuda e o nível em que pretende atuar (conforme o agrupamento do PIC) para o endereço: susana.fornari@gmail.com (cc cad_obmep@obmep.org.br) colocando no assunto, Tutor Virtual.

Clique aqui para baixar a ficha de inscrição e anexá-la na mensagem de confirmação de seu interesse, conforme orientações acima. O preenchimento da ficha é obrigatório!

Desde já agradecemos a sua colaboração!

Atenciosamente,

Susana Fornari