LEIA ATENTAMENTE AS INFORMAÇÕES ABAIXO ANTES DA SUA PRÉ-INSCRIÇÃO!

Como funciona o PICME?

É preciso saber que o PICME é bem diferente do PIC Jr.

  • A participação no PICME não é automática para todos(as) os(as) candidatos(as). São selecionados(as) anualmente cerca de 300 novos participantes no Brasil.

  • O PICME é oferecido pelos Programas de Pós-Graduação em Matemática ou Matemática Aplicada. Apenas instituições com mestrado acadêmico na área são credenciadas a participar do PICME.

  • As atividades, em condições normais, são presenciais e estabelecidas pelas instituições.

  • O processo seletivo também é de responsabilidade exclusiva dos programas.

Quais Universidades participam?

O PICME é ofertado por todos os Programas de Pós-Graduação Acadêmicos na área de Matemática recomendados pela CAPES. Não é necessário ser aluno(a) de uma instituição participante, você pode se candidatar a qualquer um deles desde que possa executar as atividades determinadas. Escolha, de acordo com a sua preferência e/ou proximidade, dentre as instituições e programas listados AQUI. Você deve fazer uma opção cuidadosa do programa, que vai determinar se tem condições de atendê-lo ou não.


Quais os pré-requisitos para se candidatar à Iniciação Científica do PICME?

1. Estar regularmente matriculado(a) e cursando nível superior em qualquer área de Instituições públicas ou privadas.

2. Ter recebido medalha (ouro, prata ou bronze) na OBMEP e/ou OBM, em pelo menos uma de suas edições.

3. Estar em condições de acompanhar as atividades.


E o que eu preciso fazer para me candidatar? (Pré-Inscrição)

Se você é medalhista da OBMEP ou da OBM, em pelo menos uma de suas edições, e estará matriculado(a) no Ensino Superior em 2022, faça sua pré-inscrição através deste site no período de 09 de fevereiro a 09 de junho de 2022. Após o término do período de inscrições, seus dados serão verificados e sua pré-inscrição analisada pela Coordenação do PICME da Instituição de sua escolha.

Caso sua candidatura seja considerada viável pela Instituição escolhida, sua inscrição no processo seletivo será aceita. Caso seja selecionado, você poderá participar do Programa de Iniciação Científica e receberá a bolsa do CNPq.

A Coordenação do PICME, escolhido por você, fará contato através de e-mail ou telefone com maiores informações sobre o programa e o processo seletivo.

Informamos que para ser indicado(a) à bolsa, você deverá obrigatoriamente estar cadastrado(a) no CNPq, Plataforma Lattes e possuir conta corrente individual no Banco do Brasil.


Para informações sobre o cadastramento do Currículo Lattes acesse http://picme.obmep.org.br/index/lattes.

Quando tem início o PICME?

Este ano, retornaremos ao processo de duas entradas, com a 1ª entrada para março/2022 e a 2ª entrada em agosto/2022 para todos(as) os(as) alunos(as) que se enquadrem nos pré-requisitos.

Para se inscrever, o(a) candidato(a) deverá iniciar o seu 2º semestre letivo no ensino superior até setembro de 2022, com exceção feita a alunos(as) com pelo menos 4 medalhas ou do curso de Matemática ingressantes em 2022.

Obs.: bolsistas e candidatos inscritos não selecionados em edições anteriores deverão se inscrever novamente.


Para resumir, preparamos um calendário com as datas e etapas importantes do processo de 2022:

9 de fevereiro a 9 de junho de 2022 Período de inscrições no PICME
4 de abril 2022 Data limite para candidatos postulantes a 1ª entrada: Multimedalhistas e/ou graduação na área de matemática. Alunos com entrada no ensino superior anterior a 2022.
Até 8 de abril 2022 Divulgação do resultado da seleção para 1ª entrada
1º de março de 2022 (com 2ª chamada em 1º de abril de 2022) Início do PICME para candidatos selecionados para 1ª entrada
9 de junho 2022 Término da pré-inscrições ao PICME 2022
Até 8 de setembro 2022 Divulgação do resultado da seleção para 1ª entrada
1º de agosto de 2022 (com 2ª chamada em 1º de setembro 2022) Início do PICME para os(as) selecionados(as)– 2ª ENTRADA
Inscreva-se »