Sobre o PICME - Informações aos medalhistas

Caro medalhista da OBMEP/OBM

Primeiramente, receba nossos parabéns pelo excelente desempenho na Olimpíada.

Em virtude desse desempenho você pode se candidatar a participar do PICME - Programa de Iniciação Científica e Mestrado para os medalhistas da OBMEP e ou OBM.

O PICME é um programa que oferece aos estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática (medalhistas da OBMEP ou da OBM) a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação. Os participantes recebem as bolsas através de uma parceria com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado).

O PICME é coordenado em nível nacional pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA e ofertado por Programas de Pós-Graduação em Matemática de diversas universidades espalhadas pelo país.

A Iniciação Cientifica do PICME é um programa com duração de 2 anos, sendo que as bolsas têm vigência de 12 meses e são renovadas de acordo com as condições e o desempenho de cada aluno. Cada Programa de Pós-Graduação realiza seu PICME de maneira autônoma, definindo suas atividades e o desempenho acadêmico necessário para a manutenção e renovação da bolsa de cada aluno. Você poderá trabalhar diretamente sob orientação de um pesquisador indicado pelo programa e/ou cursar disciplinas. As atividades são presenciais.

Através da Iniciação Cientifica/PICME é possível também se preparar para o Mestrado em Matemática, que pode até mesmo ser realizado simultaneamente com a Graduação. Para se preparar especificamente é possível usufruir mais um ano da bolsa do CNPq. Para medalhistas aprovados como alunos especiais (ainda na graduação) para o nível de Mestrado de qualquer um dos programas de Pós Graduação participantes, estes poderão solicitar uma bolsa pela CAPES. A bolsa PICME/CAPES também poderá ser solicitada para qualquer medalhista da OBMEP ou OBM que seja regularmente aceito no Mestrado ou Doutorado de qualquer programa participante

A análise das solicitações de bolsas são realizadas pela Capes e esta poderá ou não realizar a concessão.

Dúvidas? Entre em contato com picme@obmep.org.br


Qual o objetivo do PICME?

Propiciar aos estudantes universitários, que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática, o acesso a uma sólida formação matemática que enriqueça o seu desenvolvimento profissional.


Como funciona o PICME?

É preciso saber que o PICME é bem diferente do PIC-Jr:

  • A participação no PICME não é automática para todos(as) os(as) candidatos(as). São selecionados(as) anualmente cerca de 300 novos participantes no Brasil.
  • O PICME é oferecido pelos Programas de Pós-Graduação em Matemática ou Matemática Aplicada. Apenas instituições com mestrado acadêmico na área são credenciadas a participar do PICME.
  • As atividades, em condições normais, são presenciais e estabelecidas pelas instituições participantes.
  • O processo seletivo também é de responsabilidade exclusiva dos Programas de Pós-Graduação participantes.

Quais universidades participam?

O PICME é ofertado por todos os Programas de Pós-Graduação Acadêmicos na área de Matemática recomendados pela CAPES. Não é necessário ser aluno(a) de uma instituição participante, você pode se candidatar a qualquer um deles desde que possa executar as atividades determinadas. Escolha, de acordo com a sua preferência e/ou proximidade, dentre as instituições e programas listados AQUI. Você deve fazer uma opção cuidadosa do programa, que vai determinar se tem condições de atendê- lo ou não.


Quais os pré-requisitos para se candidatar à Iniciação Científica do PICME?

1. Estar regularmente matriculado(a) e cursando nível superior em qualquer área de Instituições públicas ou privadas.

2. Ter recebido medalha (ouro, prata ou bronze) na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) na premiação Nacional e/ou na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), em pelo menos uma de suas edições.

3. Estar em condições de acompanhar as atividades (que são presenciais).


E o que eu preciso fazer para me candidatar na pré-inscrição?

Se você é medalhista da OBMEP ou da OBM, em pelo menos uma de suas edições, e estará matriculado(a) no Ensino Superior em 2025, faça sua pré-inscrição através deste site no período de 15 de janeiro a 14 de maio de 2025. Após o término do período de inscrições, seus dados serão verificados e sua pré-inscrição analisada pela Coordenação do PICME da Instituição de sua escolha. Caso sua candidatura seja considerada viável pela Instituição escolhida, sua inscrição no processo seletivo será aceita. Caso seja selecionado, você poderá participar do Programa de Iniciação Científica e receberá a bolsa do CNPq.

A Coordenação do PICME, do programa escolhido por você, fará contato através de e-mail ou telefone para te fornecer maiores informações sobre o programa e do processo seletivo, além de realizar uma entrevista de seleção.

ATENÇÃO: Informamos que para ser indicado(a) à bolsa, você deverá obrigatoriamente estar cadastrado(a) no CNPq, Plataforma Lattes e possuir uma conta corrente individual, de sua titularidade, no Banco do Brasil.

Para informações sobre o cadastramento do Currículo Lattes e demais orientações ao candidato selecionado acesse http://picme.obmep.org.br/index/lattes


Quando tem início o PICME?

Este ano, retornaremos ao processo de duas entradas, com a 1ª entrada para março/2025 e a 2ª entrada em agosto/2025 para todos(as) os(as) alunos(as) que se enquadrem nos pré-requisitos e que foram selecionados pelo Coordenador do Programa.

Para se inscrever, o(a) candidato(a) deverá iniciar o seu 2º semestre letivo no ensino superior até setembro de 2025, com exceção feita a alunos(as) com pelo menos 4 medalhas ou do curso de Matemática ingressantes em 2025.

ATENÇÃO.: bolsistas e candidatos inscritos não selecionados em edições anteriores deverão se inscrever novamente.

Para esclarecimentos de eventuais dúvidas sobre o processo seletivo PICME 2025, o candidato poderá entrar em contato com o Programa de Iniciação Científica e Mestrado – PICME através do e-mail picme@obmep.org.br.