Sobre o PICME - Informações aos medalhistas

Caro medalhista da OBMEP/OBM

Primeiramente, receba nossos parabéns pelo excelente desempenho na Olimpíada.

Em virtude desse desempenho você pode se candidatar a participar do PICME - Programa de Iniciação Científica e Mestrado para os medalhistas da OBMEP e ou OBM.

O PICME é um programa que oferece aos estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática (medalhistas da OBMEP ou da OBM) a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação. Os participantes recebem as bolsas através de uma parceria com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado).

O PICME é coordenado em nível nacional pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA e ofertado por Programas de Pós-Graduação em Matemática de diversas universidades espalhadas pelo país.

A Iniciação Cientifica do PICME é um programa com duração de 2 anos, sendo que as bolsas têm vigência de 12 meses e são renovadas de acordo com as condições e o desempenho de cada aluno. Cada Programa de Pós-Graduação realiza seu PICME de maneira autônoma, definindo suas atividades e o desempenho acadêmico necessário para a manutenção e renovação da bolsa de cada aluno. Você poderá trabalhar diretamente sob orientação de um pesquisador indicado pelo programa e/ou cursar disciplinas. As atividades são presenciais.

Através da Iniciação Cientifica/PICME é possível também se preparar para o Mestrado em Matemática, que pode até mesmo ser realizado simultaneamente com a Graduação. Para se preparar especificamente é possível usufruir mais um ano da bolsa do CNPq. Ao ser aprovado para o nível de Mestrado de qualquer uma das universidades participantes, será garantida a concessão de uma bolsa pela CAPES. A bolsa Mestrado PICME/CAPES também está garantida para qualquer medalhista da OBMEP ou OBM que seja regularmente aceito no Mestrado de qualquer programa participante.

Dúvidas? Entre em contato com picme@obmep.org.br


Qual o objetivo do PICME?

Propiciar aos estudantes universitários, que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática, o acesso a uma sólida formação matemática que enriqueça o seu desenvolvimento profissional.


Como funciona o PICME?

É preciso saber que o PICME é bem diferente do PIC-Jr:

  • A participação no PICME não é automática para todos os candidatos. São selecionados anualmente cerca de 300 novos participantes no Brasil.

  • As atividades são todas presenciais.

  • O PICME é oferecido pelos Programas de Pós Graduação em Matemática ou Matemática Aplicada. Apenas instituições com mestrado acadêmico na área são credenciadas a participar do PICME.

Quais universidades participam?

O PICME é ofertado por quase todos os Programas de Pós-Graduação em Matemática e/ou Matemática Aplicada recomendados pela CAPES. São vários programas em diversas universidades distribuídas no estados do Brasil. Não é necessário ser aluno de uma instituição participante, você pode se candidatar a qualquer um deles. Escolha, de acordo com a sua preferência e/ou proximidade, dentre as instituições e programas listados AQUI. No entanto, o PICME é presencial e, portanto você deve fazer uma opção cuidadosa do programa, que vai determinar se tem condições de atendê-lo ou não.


Quais os pré-requisitos para participar da Iniciação Científica do PICME?

1. Estar regularmente matriculado e cursando nível superior em qualquer área em instituições públicas ou privadas.

2. Ter recebido medalha (ouro, prata ou bronze) na OBMEP e/ou OBM, em pelo menos uma de suas edições.

3. Estar em condições de acompanhar as atividades (que são presenciais).


O que eu preciso fazer para me candidatar?

Se você é medalhista da OBMEP ou da OBM, em pelo menos uma de suas edições, e estará matriculado no ensino superior no corrente ano, mesmo que somente a partir do 2º semestre, faça sua pré-inscrição através deste site. Se você estará fazendo graduação em Matemática ou tiver obtido pelo menos 4 medalhas e quiser iniciar o PICME em março, faça sua pré inscrição antecipada.

Após o término do período de inscrições na página http://picme.obmep.org.br/, seus dados serão verificados pela OBMEP e sua pré-inscrição analisada pela Coordenação do PICME da Instituição de sua escolha. Caso sua candidatura seja considerada viável pela Instituição escolhida, sua inscrição ao processo seletivo será aceita. A Coordenação do PICME escolhido por você fará contato (e-mail ou telefone) com maiores informações sobre o programa e o processo seletivo.

Caso seja selecionado você poderá participar do Programa de Iniciação Científica e receber a bolsa do CNPq. Para ser indicado à bolsa, você deverá obrigatoriamente estar cadastrado no CNPq, Plataforma Lattes e possuir conta corrente individual no Banco do Brasil.


Quando tem início o PICME?

A entrada regular no PICME ocorrerá em agosto para participantes que estejam cursando pelo menos o 2º período do ensino superior. Candidatos selecionados cursando Matemática e candidatos que obtiveram pelo menos 4 medalhas, poderão ter sua entrada antecipada para março, portanto é importante fazer sua pré inscrição o mais cedo possível. Se você ingressar na universidade apenas no 2º semestre, você também deverá fazer sua pré-inscrição agora, no entanto você só deverá ser chamado ao PICME no início do ano seguinte.